Saiba o que evitar na lancheira da criançada

Pink lunch box for little girl
Pink lunch box for little girl

Uniforme, material escolar, mochila. Esses são itens obrigatórios da criançada na volta às aulas, mas um deles, em especial, também merece atenção: a lancheira.

É nessa hora que se multiplicam as dúvidas sobre o que enviar para a escola e como garantir que esse lanche seja uma extensão do trabalho de educação alimentar feito em casa.

“Não podemos olhar o recreio como um momento de lazer em que a criança está liberada para comer qualquer besteira”, explica a jornalista especializada em alimentação infantil, cozinheira profissional e culinarista Nathália Donato, mais conhecida como a Chefe de Papinha.

Ela detalha que o lanche precisa ser nutritivo e equilibrado, já que é uma refeição feita cinco vezes por semana e que pode até afetar o rendimento escolar. “Se você enche a lancheira de guloseimas açucaradas, esse aluno ficará muito agitado na aula seguinte e isso compromete a concentração nas atividades”.

Uma boa lancheira, orienta Nathália, deve conter uma fonte de vitaminas e minerais, um tipo de carboidrato e um tipo de proteína. “Um exemplo saudável seria enviar uma fruta, um sanduíche de pão integral com uma fatia de queijo branco e tomate e uma bebida sem açúcar – que pode ser água, suco natural, água de coco ou chá feito com a própria erva”.

Ainda conforme a especialista, a lancheira não pode ser um exagero: é um complemento das refeições principais, sem atrapalhar o jantar ou substituir um almoço mal feito. “Se a criança comeu pouco antes de ir para a escola, não adianta dobrar a quantidade de lanche, uma vez que ele pode ficar com pouca fome para o jantar”, reforça.

Aos pais que encontram nos industrializados o caminho para preparar a lancheira, a Chefe de Papinha alerta: “Procure evitar ao máximo o envio desses produtos, pois a maioria é cheia de açúcar, sódio, corantes, conservantes e outros antes”. Uma opção, sugere ela, é preparar em casa mufin de cacau com banana ou pão no fim de semana e congelar pequenas porções embrulhadas em filme plástico, para enviar em outros dias. Abaixo, exemplos do que evitar na lancheira.

Confira abaixo quais alimentos devem ser evitados:

– Achocolatado

– Suco de caixinha tipo néctar ou com adição de açúcar e conservantes

– Refrigerante

– Frituras

– Bolacha recheada

– Biscoito do tipo simples, mas com alto teor de sódio e açúcar

– Cereais matinais infantis

– Salgadinho de pacote

– Bolinho pronto

– Queijinho do tipo Petit Suisse (os “inhos”)

– Iogurte pronto com sabor

– Barrinha de cereal do tipo biscoito recheado

– Barrinha de cereal com muitos tipos de açúcar

– Pãozinho tipo bisnaga vendido para o público infantil

– Embutidos como presunto, peito de peru, salame, mortadela, salsicha.

– Guloseimas como pirulito, bala, jujuba.

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