Volta às aulas é oportunidade para educar as crianças financeiramente

Essa época de volta às aulas é uma boa oportunidade para os pais pensarem em educação financeira. Muitas escolas não oferecem esse tipo de aula, mas o assunto pode ser abordado em casa. O economista Samy Dana explica o que os pais podem fazer para ensinar aos filhos como lidar bem com o dinheiro desde pequenos.

Criança vive de exemplos, que vão desde a economia de luz e de água. A economia não é só financeira, é preciso ensinar a ter consciência dos recursos escassos, uma atitude necessária no mundo onde a gente vive.

Outra coisa é impor limites, a criança precisa saber que não vai ter tudo o que quer, na hora que quer. Muitas delas acumulam brinquedos, ficam tão apegadas, mesmo sem se lembrar do que têm, que acabam virando adultos que consomem muito, que vão comprar muito mais roupas do que precisam, por exemplo, então é importante se desfazer um pouco. Quer um brinquedo novo? Então vamos nos desfazer de algum outro, fazendo uma doação, por exemplo.

Recentemente surgiu uma planilha na internet que um pai usava para descontar da criança um valor do lanche ou da mesada, caso ela desobedecesse alguma regra. Samy lembra que o caminho não é bem esse porque a criança deve respeito aos pais e às regras, independente de qualquer ganho posterior, então o exemplo é a melhor solução.

Trazer a criança para a realidade também é interessante, levá-la à feira e deixar que ela ajude a calcular quanto se tem e prioridades sobre o que levar é importante.

Começar a falar de dinheiro é ideal para crianças a partir de sete anos e nunca se deve relacionar o gasto do dinheiro com o amor que se tem.

Power by

Download Free AZ | Free Wordpress Themes